top of page

A Altinha é um esporte carioca por excelência, que surgiu na década de 1960 e é praticado na beira da praia, de preferência junto d'água, onde os pés não são queimados pela areia quente. Tem como objetivo manter a bola no alto, sem encostar no chão, sem que os jogadores usem as mãos. Chama a atenção o espírito de cooperação entre os jogadores, já que eles não competem entre si, mas se ajudam, pois todos têm o mesmo objetivo: não deixar a bola cair. 

Nas fotografias que fiz observei um desenho nos movimentos dos jogadores dentro de um determinado tempo e espaço, o que dá ritmo para essas cenas. Eles não só mantêm a bola sempre no ar, como também fazem isso de uma forma fascinante. Resolvi, então, misturar e sobrepor essas fotografias com impressões em papel vegetal, em recortes que isolam os corpos e movimentos para depois reconciliar todas as imagens novamente. Diluir as imagens deixou que elas fossem absorvidas pela transparência do papel e pelas sobreposições e foi assim que consegui uma narrativa, uma coreografia, como se estivesse no compasso de um tambor, num movimento que é multiplicado em um só quadro. Eles agora parecem acertar a bola ao som de um berimbau ou na cadência de uma ladainha.

Essa multiplicação de possibilidades me levou a fazer alguns estudos de movimentos que destrinchei em sequencias inspiradas nos trabalhos de Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey. Além do ritmo, quero entender a natureza dos movimentos, onde estão os limites dos corpos e da sua força, mas sempre com foco no movimento, na dança, no gesto. Levanta, corta, defende, chuta, salta. Corta, ginga, cabeceia. Esquiva, chute, tesoura. 

Tanto a “Altinha” quanto a Capoeira são convocadoras, inclusivas, democráticas e requerem flexibilidade, adaptação e harmonia. São atividades de pareamento entre esses atletas, onde se constroem relações. Ao aproximar a Altinha da Capoeira, meu trabalho desafia a rigidez da figura do esportista e mostra a dança que acontece no encadeamento afetivo entre os jogadores e na relação entre eles e a praia. 

bottom of page